Conselhos para dormir bem sem contar carneiros

Conselhos para dormir bem sem contar carneiros

10 Conselhos para dormir bem sem contar carneiros

 

1. Reúna as condições ideais ao descanso, como tais: boa ventilação, silêncio, escuro e uma temperatura ambiente adequada.

 

2. Muitas pessoas comem, leem, veem televisão e até trabalham no quarto. Estes comportamentos não são aconselháveis, porque existe uma relação inconsciente entre o quarto e o sono. Por esse motivo, deve ter sempre presente na sua mente, que o quarto é um lugar apenas para dormir.

 

3. Estabeleça uma quantidade regular de horas para dormir e levante-se à mesma hora todas as manhãs.

 

4. Deitar-se mais cedo para recuperar o sono perdido não é recomendado se o fizer muito antes do que é normal. Uma ou duas horas é o suficiente para recuperar mais alguma energia.

 

5. Se não consegue passar sem uma sesta, não durma mais do que 20-30 minutos. Este tempo será suficiente para que se sinta recuperado sem interferir com o sono noturno. Mas se dorme mal à noite não deve fazer sestas, pois poderá agravar o problema.

 

6. Verifique esporadicamente as condições do colchão que usa.

«Um colchão muito duro causa maior necessidade de se virar na cama, interrompendo mais o sono, e um colchão muito mole poderá causar-lhe problemas posturais e dores nas costas durante o sono», explica António Atalaia, responsável pelo Laboratório de Neurofisiologia do British Hospital Lisbon XXI.

 

7. Faça caminhadas diárias, de manhã ou ao fim da tarde.

Pratique exercícios adequados à sua condição física e de preferência ao ar livre, uma vez que a luz do sol é um importante sincronizador dos seus ritmos biológicos. Se estiver num lugar fechado durante o dia e começar a sentir sonolência ao ver, por exemplo, televisão, faça outra atividade que a desperte.

 

8. O que (não) faz de dia acaba por afetar a sua noite. Não se deixe levar pela sonolência diurna.

António Atalaia alerta para o seguinte: «a sonolência diurna excessiva, com anormal tendência a adormecer em situações monótonas, traduz com alguma frequência patologia do sono: ocorre nomeadamente em pacientes com apneia do sono».

 

9. Ocupe-se o mais pacificamente possível durante as horas de vigília. É uma forma de chegar à noite em paz para obter um bom descanso.

 

10. Evite o excesso de informação. Hoje em dia existe uma certa tendência para estar super informado.

Se tem dificuldade em adormecer, não veja nem oiça telejornais até altas horas da madrugada.

 

3 Conselhos Extra para dormir facilmente 

 

1. Não tome banho à noite. António Atalaia explica ainda que «um banho de imersão pode relaxar os seus músculos e ser repousante do ponto de vista psicológico, mas se o tomar à noite aumenta a sua temperatura corporal central e atrasa a hora em que vai conseguir adormecer. Pela mesma razão, a frequência de ginásios ou outra prática desportiva realizada à noite vai prejudicar o seu sono».

 

2. A visualização criativa é uma técnica que faz milagres contra a ansiedade. Trata-se de imaginar paisagens de sonho ou situações que favoreçam o repouso do seu corpo e da sua mente.

 

3. Antes de ir para a cama peça ao seu/sua parceiro(a) para fazer uma massagem. Esta é uma forma de libertar as tensões diárias que se vão instalando na cabeça e nas costas.

 

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