Curiosidades sobre o sono

O sono é uma área que ainda é muito desconhecida, mas bastante atraente para cientistas e tem vindo a ser um dos temas mais explorados pela ciência. Existem vários estudos de onde surgiram várias curiosidades sobre o sono e demonstram que dormir é de facto uma atividade incrivelmente surpreendente. Por isso deixamos-lhe aqui algumas curiosidades sobre o sono para que possa saber um pouquinho mais.

 

Homens e Mulheres

 

As mulheres têm mais insónias do que os homens, por uma questão biológica, as mulheres têm mais variações hormonais e uma maior tendência a sofrer de depressão.

Aprender um novo idioma a dormir

 

Segundo um estudo feito com um grupo de voluntários em que os cientistas realizaram testes para comprovar que somos capazes de gravar novas palavras estrangeiras durante o estado de vigília, demonstrou que é possível memorizar palavras de um idioma estrangeiro enquanto estamos a dormir.

 

Sono profundo

 

O sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro”, como a eliminação de proteínas tóxicas que podem levar a doenças neurodegenerativas.

 

As sestas de Thomas Edison

 

O inventor norte-americano Thomas Edison, sentado na sua poltrona fazia sestas durante o dia. “A pausa do génio”. Antes de se sentar na poltrona, segurava duas ou três esferas de aço na mão. Assim que adormecia e os músculos relaxavam, as bolas caíam sobre uma caçarola de metal estrategicamente posicionada. O estrondo despertava-o. “Logo a seguir, escrevia todas as ideias criativas que lhe despertavam na mente.”

 

Dormir pouco faz o cérebro ignorar coisas

 

Um estudo publicado em 2014 afirmou que um cérebro com sono apresenta sintomas semelhantes aos desenvolvidos em casos de síndrome de negligência unilateral ou hemiespacial. Nestes tipos de transtorno (provocados por uma lesão cerebral) os pacientes perdem a noção de espaço num dos lados do corpo. Em casos ainda mais graves, os doentes só consegue vestir um lado do corpo, por exemplo.

 

O sono e o sistema imunitário

 

Um estudo demonstrou a relação entre a quantidade de sono e a gripe, com resultados surpreendentes. Os participantes foram expostos a diferentes vírus e foi medido o seu nível de sono na semana anterior. A conclusão foi expressiva: nos que dormiam uma média de cinco horas, a taxa de infeção foi de quase 50%. Nos que dormiram sete horas ou mais por noite, foi de apenas 18%.

 

Os cientistas sempre estiveram interessados em descobrir o que acontece ao cérebro e ao corpo durante o repouso noturno e não descansaram, literalmente, enquanto não reuniram dados suficientes e relevantes sobre o assunto.

 

O sono é fundamente para o nosso desenvolvimento, por isso escolha sempre bons hábitos de forma a que o seu sono melhore assim como a sua saúde. Se tem dificuldade em dormir ou problemas relacionados com o sono, consulte o seu médico.

 

Descubra as soluções Mindol e durma melhor.