Quantas horas devemos dormir?

 

Uma boa noite de sono é essencial para o bem-estar de todos sobretudo das crianças. Como em quase tudo, é fundamental criar bons hábitos e saber quantas horas devemos dormir. Explicamos porquê e damos-lhe a conhecer a tabela com o número de horas de sono aconselháveis para cada faixa etária.

 

“Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.” Por outras palavras, este importante e antigo ditado que já ouvimos em algum momento das nossas vidas alerta para a importância de um sono completo. Sabemos hoje e com estudos científicos: que da capacidade de aprendizagem à obesidade, a má qualidade do sono é um fator de risco para a saúde e desenvolvimento da pessoa. Tudo começa nos primeiros meses de vida, quando muitos pais sentem, por vezes, dificuldades em conseguir que os filhos durmam o suficiente. Até à idade adulta em que o bom sono é fundamental para a recuperação do nosso corpo e mente.

 

Em cada fase de desenvolvimento, o seu descanso

 

Está provado, que a necessidade fisiológica do sono está diretamente relacionada com a idade de cada pessoa. Por exemplo, à medida que envelhecemos vamos precisando de cada vez menos horas de sono, embora os especialistas do sono defendam que não se deverá dormir menos de sete (sempre).

 

Saber quantas horas devemos dormir por faixa etária

 

Horas de sono

Crianças entre os 3 – 5 anos 11 a 13 horas;
Crianças entre 6 – 12 anos 10 a 11 horas;
Adolescentes e jovens  entre 12 – 18 anos 8,5 a 9,5 horas;
Adultos e idosos 7 a 8 horas.

 

Consequências negativas

 

Caso não esteja a dormir as horas necessárias, o seu corpo rapidamente dá sinal e vai perceber que não está a cuidar de si como deve. Em outras palavras, a falta de um sono de qualidade reduz a concentração, diminui a produtividade e é um fator de peso para a ocorrência de acidentes rodoviários. Por isso, deve reavaliar os seus hábitos e melhorar a quantidade e qualidade do seu sono. Saber quantas horas devemos dormir pode ser fundamental.

 

Por fim, é bem verdade que termos uma noite mal dormida ocasionalmente não é preocupante, mas quando a situação se torna recorrente há que procurar ajuda e perceber o que está na base do problema. Não hesite em consultar o seu médico.

 

 

Mindol, um novo conceito de descanso.