Qualidade do sono infantil ligada a hábitos alimentares pouco saudáveis

Qualidade do sono infantil ligada a hábitos alimentares pouco saudáveis

A qualidade do sono está relacionada com hábitos alimentares pouco saudáveis?

O sono e a alimentação são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. Ambos desempenham papéis essenciais não apenas no crescimento físico, mas também no desenvolvimento cognitivo e emocional.

Este artigo explora a relação entre a irregularidade no sono em crianças e nos seus hábitos alimentares. Primeiramente vamos expor as reflexões sobre um estudo sobre este tema, em seguida vamos explicar quais os efeitos da irregularidade no sono e, em seguida, vamos enunciar alguns hábitos que provem um sono e alimentação saudável.

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram que as crianças que têm horários de sono irregulares podem estar em risco de desenvolver padrões alimentares menos saudáveis, num estudo que envolveu 5.286 crianças, liderado pela investigadora Sofia Vilela.

 

Reflexões sobre o estudo:

Neste estudo, as crianças aos 4 anos, foram divididas em dois grupos (tendo por base recomendações da Fundação Nacional do Sono Americana): sono noturno de curta duração (inferior a 10 horas) e sono noturno de, pelo menos, 10 horas. Para além disso, os investigadores criaram ainda quatro categorias relativamente aos horários de deitar e acordar.

Sofia Vilela afirma “Independentemente da duração do sono, as crianças que aos quatro anos se deitavam tarde (depois das 21:45) e acordavam tarde (depois das oito horas), tinham uma maior tendência de seguir uma alimentação rica em alimentos de elevada densidade energética aos sete anos”, afirma o estudo, que conclui que o efeito foi “mais marcado nos meninos”. “Nestes, também uma duração curta de sono aos quatro anos foi associada a uma alimentação de pior qualidade aos sete”.

Em suma, a investigação salienta que as horas de deitar e acordar são fatores muito importantes a ter em consideração, mais importante que a duração de sono.

 

Os Efeitos da Irregularidade no Sono:

Fatores como por exemplo, o uso excessivo de telas, horários irregulares e stress podem contribuir para a irregularidade do sono. Essa falta de consistência no horário de dormir e acordar pode ter consequências significativas para a saúde das crianças.

Estudos têm demonstrado que a irregularidade no sono está associada a uma série de problemas, como tais: dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e até mesmo riscos aumentados de obesidade infantil.

 

 

4 Hábitos Saudáveis de Sono e Alimentação:

Aqui estão algumas dicas para promover padrões saudáveis de sono e alimentação:

Estabelecer uma rotina

Criar uma rotina consistente de sono, com horários regulares para ir para a cama e acordar, pode ajudar a regular o relógio biológico da criança.

 

Limitar o tempo de telas

Reduzir a exposição a telas antes da hora de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

 

Oferecer opções alimentares saudáveis

Certificar-se de que a casa está abastecida com opções alimentares saudáveis e nutritivas pode incentivar escolhas alimentares melhores.

 

Alterar comportamentos saudáveis

Os pais devem servir como modelos de comportamento saudável, tanto em termos de sono quanto de alimentação.

 

Em conclusão, ao reconhecer a conexão entre padrões de sono irregulares e hábitos alimentares menos saudáveis, os pais e cuidadores podem tomar medidas para promover um estilo de vida mais equilibrado para as crianças.

 

Outros artigos relacionados:

Dicas para atrair boas energias

 

Sono e sistema nervoso

Sente-se cansado, ansioso, irritado e até dorme mal? É a astenia primaveril.