Qual a importância do sono para a saúde?

Qual a importância do sono para a saúde

Já parou para pensar qual a importância do sono para a saúde? Tanto para a saúde física como mental? Caso não o tenha feito, esta é uma boa oportunidade.

O sono é primordial para o bom funcionamento do organismo e faz parte de uma boa saúde, contribuindo para o bem-estar em geral.

É durante o sono que se repõe energias e se regula o metabolismo. Neste sentido, o sono dá-lhe o descanso que precisa para enfrentar um novo dia.

 

A quantidade importa no sono?

 

A quantidade que se dorme, tem um impacto na qualidade do sono, dado que dormir as 8 horas favorece os ciclos de sono completos. Segundo as recomendações da Organização Mundial de Sono e da Sociedade Portuguesa do Sono, deve-se dormir um total de 8 horas.

Para além da quantidade de horas que se dorme é igualmente importante ter uma rotina de sono bem estabelecida, isto é, definir um horário para deitar e acordar. Deste modo, a rotina é fundamental para criar bons hábitos noturnos, contribuindo assim, para um bom sono.

 

6 Vantagens de dormir bem para a saúde:

 

Um sono de qualidade proporciona diversos benefícios para a saúde em geral, como tais:

 

Fortalece a imunidade

O sono ajuda a reparar, regenerar e a recuperar. Neste sentido, o sistema imunológico melhora quando dorme bem.

 

 

Reduz o stress

Quando dorme bem o seu organismo diminui a hormona cortisol (stress).

 

 

Melhora o humor

O sono melhora o humor, dá-nos mais motivação e mais energia.

 

 

Melhora a memória

Dormir bem tem um impacto muito positivo no cérebro, pois para além de limpar os resíduos tóxicos, consolida a memória e melhora o raciocínio.

 

Ajuda a manter um peso saudável 

Uma boa noite de sono pode ajudar o organismo a consumir menos calorias durante o dia, dado que, se estabilizam as hormonas do apetite e da saciedade.

 

Diminui o risco de sofrer de doenças cardiovasculares

Quando dormimos a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem, este processo de abrandamento é muito importante para a saúde do coração, pois diminui o risco de desenvolver hipertensão.

 

 

6 Dicas para dormir bem durante a noite:

 

Alguns hábitos de sono durante o dia podem melhorar as boas noites de sono. Descubra quais neste artigo.

 

 

 

 

 

 

 

Agora que já sabe qual a importância do sono para a saúde, tenha atenção às horas que dorme e à qualidade do seu sono. Procure investir em bons hábitos diurnos para que o seu sono não seja prejudicado pelas suas decisões.

 

Outros artigos relacionados:

 

Afinal quantas horas devemos dormir por noite?

 

Qual a relação entre o sono e a hidratação?

 

Adormecer com ASMR