Adormecer com ASMR

asmr e sono

O que é a ASMR?

ASMR (sigla de Autonomous Sensory Meridian Response) é um fenómeno conhecido desde 2008 que causa uma sensação de bem-estar, relaxamento e prazer ao ouvinte. O som produzido é associado a sons suaves e tranquilos, como as vozes de locutores, sons de água, sons de animais, sons de objetos, entre outros. Estes sons são usados como uma ferramenta para induzir um estado de calma profundo que ajuda a reduzir o stress, ansiedade e até depressão.

 

Os sons ASMR podem ser acompanhados por visualizações, o que ajuda a intensificar a experiência. Estas visualizações são comumente usadas para evocar um ambiente relaxante, com imagens de natureza, como tais: florestas, praias, montanhas e vales. Além disso, algumas pessoas também usam imagens de objetos feitos à mão para criar um sentimento de tranquilidade.

ASMR ajuda adormecer?

Esta comprovado que ASMR, facilita o adormecimento, pois os sons calmantes ajudam a abrandar o ritmo cardíaco, a baixar a pressão arterial e a relaxar os músculos. No entanto, ASMR, também tem vantagens na área da motivação.

Outra forma de usar ASMR é na meditação guiada. A associação de sons tranquilos, como a voz a guiar o pensamento e os sons relaxantes podem induzir a um estado meditativo. Esta prática é muito popular e ajuda a reduz o stress e a ansiedade.

 

Alguns exemplos de vídeos ASMR:

 

ASMR Portugal: Clínica do Sono

ASMR em Português/Portugal | RECUPERANDO ARREPIOS

 

Em suma, a ASMR é uma técnica que tem como objetivo induzir um estado de bem-estar e relaxamento através da audição de sons calmos e relaxantes.

Podemos usar esta técnica para ajudar adormecer e a relaxar com um sono mais tranquilo, mas também para aliviar stress, ansiedade, depressão e para motivar as pessoas.

 

Descubra as soluções Mindol.