Qual a relação entre o sono e a hidratação?

Qual a relação entre o sono e a hidratação

Beber água influencia a qualidade do sono?

 

Se está na dúvida se deve levar a garrafa de água para o trabalho ou não, opte por levar, porque beber água influencia a qualidade do sono, ou seja, ajuda a dormir melhor.  Manter-se hidratado é importante para o bom funcionamento geral do organismo, para o bem-estar, humor e também para obter boas noites de sono.

Criamos uma lista dos principais benefícios da água para o organismo para que perceba a importância de uma boa hidratação.

 

5 Principais benefícios da água para o organismo:

 

    1. Ajuda no controlo de peso e na regulação do apetite

A água pode ajudar a regular o apetite, pois muitas vezes, confundimos a sede com a fome. Por outro lado, ajuda também a controlar o peso, pois a água ocupa certo volume no estômago, o que por consequência, ajuda a diminuir a ingestão de alimentos ao longo do dia.

 

2. Evita problemas como pressão alta, varizes, retenção de líquidos 

Uma boa hidratação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, facilitando assim, a chegada do sangue a diversos órgãos.

 

    3. Auxilia a digestão

Uma boa hidratação ajuda a melhorar a circulação sanguínea, facilitando assim, a chegada do sangue a diversos órgãos.

 

    4. Previne o envelhecimento da pele

A água assume um papel muito importante na regeneração da pele, pois favorece a eliminação de toxinas do organismo, o que por sua vez, evita o surgimento de rugas, celulite e flacidez. Portanto, uma boa hidratação também se reflete numa pele hidratada.

 

    5. Tem um papel funcional a nível hepático e renal

A água aumenta a produção e o volume da urina que passa pelos rins, evitando assim, a formação de pequenos cristais de cálcio que podem se formar, em alguns casos, em pedra nos rins.

 

    6. Protege os órgãos e tecidos

A água ajuda no transporte dos glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando assim, a fortalecer o sistema imunológico, evitando infeções, doenças, etc.

 

    7. Melhora a qualidade do sono

A água evita a desidratação, o que favorece a função cognitiva, previne o cansaço, irritabilidade e dores de cabeça.

Quando estamos cansados e irritados há uma maior tendência para sentir dificuldade em adormecer ou permanecer no sono. Neste sentido, a ingestão de água, poderá ajudar a dormir melhor.

 

Deve-se beber muita água antes de dormir?

Não. Beber muita água antes de dormir vai interromper o seu sono durante a noite, pois vai acordar várias vezes durante a noite para ir à casa de banho. Contudo, não beber água também interfere com a qualidade do sono.

 

Em suma, beber água é muito importante, contudo é necessário escolher bem os horários que vai beber água para não afetar a qualidade do seu sono. É recomendado que não beba água pelo menos uma a duas horas antes de ir para a cama.

Frisamos que não é só a desidratação que afeta o sono e o descanso, mas também um colchão desconfortável e uma má higiene de sono.