Homens e mulheres: o sono é distinto?

Homens e mulheres o sono é distinto

O sono dos homens e das mulheres é distinto e há muitas curiosidades ainda por descobrir. Neste artigo vamos explicar-lhe primeiramente como é o sono do homem e da mulher, em seguida quem precisa de dormir mais e posteriormente quem dorme pior.

 

Como é o sono do homem e da mulher? 

O sono afeta diretamente a qualidade de vida, a saúde, o bem-estar e também o desempenho diário de qualquer indivíduo.

Sabe-se que as mulheres são mais matutinas que os homens e também que há determinados distúrbios de sono mais comuns em determinados géneros, como por exemplo, as mulheres têm mais tendência a sofrer de insónias e os homens têm mais tendência a sofrer de apneia do sono.

 

Quem precisa de dormir mais? 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa o Sono da Universidade Loughborough, na Inglaterra, as mulheres precisam de dormir cerca de 20 minutos a mais do que os homens, dado que, o cérebro da mulher trabalha mais durante o dia, pois tendem a executar multitarefas.

O autor do estudo, Jim Horne, especialista em sono e ex-diretor do Centro de Pesquisa do Sono de Loughborough afirma que “quanto mais o cérebro trabalha durante o dia, mais tempo precisa para se recuperar, e por consequência, mais tempo de sono é necessário”.

 

As mulheres dormem pior que os homens?

As mulheres para além de estarem sujeitas a uma maior sobrecarga de trabalho em casa, também passam por episódios ao longo da vida que influenciam o sono, como por exemplo, ciclo menstrual, gestação, amamentação e menopausa.

De acordo com a ginecologista e pesquisadora do Instituto do Sono, Helena Hachul, “a pior qualidade de sono das mulheres está relacionada com alterações hormonais e sobrecarga de tarefas, como atividades profissionais e cuidados com a família.

Em suma, as mulheres para além de dormirem pior ao longo da vida também precisam de dormir mais que os homens, pois têm o cérebro muito ativo durante o dia.

 

Outros artigos que pode gostar:

 

Qual a relação entre o sono e a hidratação?

 

Colchões há muitos, mas só um lhe assenta como uma nuvem.