Como se formam as memórias?

Como se formam as memórias?

Neste artigo vamos explicar como as memórias se formam, qual o papel do sono na formação de memórias e como fortalecer a memória. Fique a perceber mais da sua memória e como pode melhorá-la com simples hábitos.

 

Como se formam as memórias?

Todas as memórias que guardamos estão em sítios diferentes do cérebro e há diferentes tipos de memórias. A memória divide-se em 3 categorias: em memória sensorial, em memória de curta duração e em memória de longa duração.

A primeira, a memória sensorial, serve para reter as informações que chegam através dos sentidos, ou seja, da visão, da audição, do tato, do paladar e do olfato.

Cada memória é guardada num córtex específico, por exemplo as memórias auditivas são enviadas para o córtex auditivo, as memórias visuais são guardadas no córtex visual.

A informação que nos chega pelos sentidos é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro em menos de 2 segundos, transformando-se numa memória imediata.

Quando o cérebro precisa de mais tempo, recorre ao próximo tipo de memória, à memória curta.

A segunda, a memória curta, retém temporariamente as informações processadas que desaparecem rapidamente ou se transformam em memória a longo prazo. A memória de curto prazo possui duas características principais: uma capacidade limitada e uma duração definida.

A memória de longa duração, tal como o nome indica, tem uma duração mais prolongada em relação aos outros dois tipos. Esta memória só armazena memórias muito importantes e de forma cronológica.

 

Qual o papel do sono na formação de memórias?

Dormir bem é importante para diferentes funções cerebrais, incluindo a manutenção cerebral e a renovação do desempenho cognitivo. É durante o sono, que ocorrem modificações no cérebro que solidificam e armazenam as memórias e as aprendizagens.

Neste sentido, a consolidação de memória de curto prazo, ou seja, de pequena duração, para a memória de longo prazo, que é duradoura e definitiva, é amplificada e facilitada durante o sono.

Quando uma pessoa está em privação de sono ou dorme mal sucessivamente, apresenta maiores dificuldades para lembrar das coisas, dado que, a capacidade de retenção de memória diminui em 40%. Nas pessoas que vivem em privação de sono, torna-se difícil concluir raciocínios, concentrar-se e tomar decisões.

O sono é fundamental para uma boa aprendizagem, pois é necessário dormir antes de aprender, pois é durante o sono que se prepara as aprendizagens e que se consegue reter as novas informações aprendidas.

 

Como fortalecer a memória?

Uma boa memória exige cuidados com os seus hábitos, como por exemplo, uma alimentação saudável e equilibrada, exercício físico regularmente e boas noites de sono.

 

 

Outros artigos relacionados:

Como limpar o colchão para evitar alergias na Primavera? 

 

Afinal quantas horas devemos dormir por noite?

 

Homens e mulheres: o sono é distinto?