Como limpar o colchão para evitar alergias na Primavera?

Como limpar o colchão para evitar alergias na Primavera

Limpar o colchão para evitar alergias na primavera, é fundamental, pois nesta estação há uma maior predominância de pólen e poeiras.

Manter o seu colchão limpo além de melhorar a qualidade de vida e do sono, vai também prolongar a vida útil do mesmo, ou seja, vai preservar as boas condições do colchão.

Aprenda como limpar o colchão para evitar crises de alergias na primavera, de maneira simples e eficaz, e desfrute de um sono reparador.

 

Como limpar o colchão: rotina semanal

Um colchão que não é limpo com regularidade é um perigo para a saúde humana, pois acumula ácaros e bactérias ao longo do tempo que prejudicam a respiração e a pele.

O seu colchão deve ser higienizado todas as semanas e deve ser trocado de 10 em 10 anos. Vamos explicar como limpá-lo corretamente passo por passo.

 

1ºPasso: Deve retirar os têxteis de cama, desde lençóis, cobertores e mantas, todas as semanas, e lavá-los em programas de temperatura de 40º a 60º, e se possível, deixe secar naturalmente ao ar livre.

 

2º Passo: Assim que retirar os têxteis de cama, abra as janelas do quarto e deixe o colchão exposto à luz durante algumas horas. A luz solar ajuda a eliminar os ácaros.

 

3º Passo: Aspire o seu colchão com o acessório de limpeza.

 

4º Passo: Se tiver uma base rebatível, retire os objetos que estiverem guardados e aspire também esta zona de arrumação.

 

5º Passo: A mudança da estação é uma boa oportunidade para alterar a posição do seu colchão.  A rotação do colchão para além de evitar que a sujidade do colchão se acumule, ajuda também a não ganhar contornos do corpo.

 

Como limpar o colchão quando tem manchas?

Antes de usar qualquer produto para limpar as manchas do seu colchão, deve consultar, a etiqueta de fabrico, pois o produto de limpeza pode não ser aconselhado para o seu colchão.

Uma forma simples para limpar o colchão quando este tem manchas, é com bicarbonato de sódio, vamos explicar como limpar.

 

Passo 1: Retire os têxteis de cama e aspire o colchão com um acessório próprio para aspirar o colchão.

 

Passo 2: Em seguida, espalhe o bicarbonato de sódio pelo colchão, apenas uma camada fina. Deixe atuar durante 10 a 15 minutos.

 

Passo 3: Esfregue com um pano o bicarbonato por toda a superfície.

 

Passo 4: Abra as janelas e deixe o colchão arejar durante 15 minutos.

 

Como manter o colchão sempre protegido?

Durante a noite, os seres humanos transpiram em média 26 litros de suor por ano, acabando por ser absorvido pelos lençóis e pelo colchão.  Outras razões para os lençóis e colchão ficarem sujos são: fios de cabelo, saliva, sebo, fluidos corporais, cremes, células mortas da pele e caspa.

Por esse motivo é que é tão importante mudar de lençóis com regularidade, para que não durma num ambiente pouco saudável.

A forma mais eficaz de ter o seu colchão sempre protegido é usar um lençol protetor B-Sensible.  Estes lençóis atuam como uma segunda pele e para além de protegerem o colchão protegem também a sua saúde.  Estes são impermeáveis, transpiráveis, hipoalergénicos, antibacterianos, anti-odores e eco-friendly.

 

Outros cuidados a ter no quarto para evitar crises de alergias na Primavera:

Para além de uma boa higienização do colchão, da troca regular de têxteis de cama, é fundamental também, a limpeza semanal do quarto.

Deve lavar com frequência os tapetes e as cortinas do quarto. Deve também aspirar o quarto uma a duas vezes por semana.

Não se esqueça de trocar de almofada. Estas acumulam facilmente muita sujidade, pois estão diariamente em contacto com a pele, por isso também acumulam com facilidade sujidades e bactérias.

 

 

Outros artigos relacionados:

Afinal quantas horas devemos dormir?

Colchões há muitos, mas só um lhe assenta como uma nuvem. 

Rotina de beleza para dormir melhor