Relação entre o outono e o sono

O Outono é considerado a melhor estação do ano para dormir. É importante saber como funciona a relação entre o outono e o sono.

É chamada a estação da renovação, visto que a temperatura começa a baixar, ocorrem mudanças na luz do sol e as pessoas preferem ficar por casa, o que inclui pequenas mudanças no estilo de vida. Vamos já perceber o porquê da mudança de tempo alterar também o sono.

 

Clima no outono

 

O clima no outono baseia-se numa diminuição acentuada da temperatura e aumento do volume de chuva. Este clima representa uma estação de transição entre verão e inverno.

Primeiramente, é indispensável relembrar que durante o outono, os dias são mais curtos do que as noites devido ao movimento de translação e da inclinação do eixo terrestre. Há, também, uma maior atuação de massas de ar frias e secas e, ainda, a maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros.

Nesse período, as folhas das árvores apresentam novas cores como, por exemplo, tons amarelados e acastanhados e costumam cair, indicando a mudança de estação. Para além disso, acontece a frutificação de diversas espécies de plantas.

Certamente que conhece as frutas e legumes mais específicos do outono. Pode-se afirmar que legumes como batata-doce, abóbora, beterraba, espinafre e pepino são da estação outonal. Relativamente a frutas da época temos laranja, castanha, uva, dióspiro e kiwi.

 

Porquê tanto sono no outono?

 

Antes de mais, todos podemos afirmar que sentimos mais sono ou cansaço em alturas mais frias e chuvosas e é daí que surge a relação entre o outono e o sono. Esta é a época do ano em que perdemos alguma luz durante o dia devido à mudança de horário que ocorre no último fim de semana do mês de outubro, neste ano a mudança corresponde à madrugada de sábado (dia 28) para domingo (dia 29). Geralmente, o processo de adaptação de mudança da hora dura de 3 a 4 dias para que se voltem a desenvolver as rotinas habituais.

Estima-se que em média as pessoas dormem mais no mês de outubro. Por ser no outono, os dias mais curtos auxiliam a qualidade do sono e geram menos riscos para a saúde cardiovascular.

O facto de escurecer mais cedo do que na estação passada faz com que algumas pessoas fiquem mais relaxadas e com sono antes da sua hora normal. A temperatura amena e a menor exposição solar desenvolvem um descanso mais agradável.

Resumidamente, menos sol, mais sono. É outono, o que significa que escurece mais cedo. A mudança do clima gera um cansaço sazonal. A mudança do verão para o outono engloba diminuição solar, o que também traz mau humor e irritabilidade.

Para melhorar o humor no outono é importante evitar realizar exercício físico antes da hora de ir dormir, deve-se manter uma hora fixa e regular de se ir deitar e de se levantar e aumentar a exposição à luz natural sempre que possível.

Convém lembrar que os dias mais escuros pedem um cobertor, um pijama macio e uma bebida quente para nos aquecermos. Contudo, não há nada melhor para esta estação do que um bom colchão para desfrutar das noites mais frias.

 

Outros artigos relacionados:

 

5 Tendências de outono para o quarto

5 Produtos essenciais para o Outono

Como começar uma rotina matinal saudável e como mantê-la?