Decoração de quarto: dicas e ideias

Decoração de quarto

O quarto, o refúgio para um descanso absoluto

 

Para uma decoração de quarto perfeita escolha uma cabeceira decorativa, um sommier que suporte bem o colchão. Inegavelmente as cores são muito importantes e devem transmitir serenidade e tranquilidade. Lembre-se, o quarto deve ser um local de relaxamento.

 

Encontrar um mobiliário de quarto que corresponda às suas expectativas pode ser difícil, mas não impossível. Despenda algum tempo para procura em diferentes lojas de mobília de quarto e certamente que vai conseguir encontrar o que procura dentro do orçamento que tem. Na Mindol dispomos de uma vasta coleção de produtos de descanso para conseguir responder às diferentes necessidades no mercado.

 

Neste artigo vamos dar algumas dicas de elementos, cores e detalhes a ter em conta na hora de decorar o quarto, seja quarto de casal, quarto infantil ou até mesmo quarto de solteiro.

 

Elementos a ter em conta no quarto

Embora possa cair na tentação, antes de começar a comprar produtos de forma separada defina algumas questões a ter em conta e só depois comece à procura de elementos que combinem entre eles. Para construir o seu quarto de sonho poderá precisar de personalizar alguns produtos tais como a cama e  colchão. A Mindol presta serviço de customização e poderá produzir a cama dos seus sonhos, no tamanho que quiser.

 

O que não pode faltar no quarto?

  1. Cabeceira

Uma cabeceira, pode ser estofada. Este tipo de cabeceira muitas vezes é a peça central do quarto, pois pode ser trabalhada, ter textura e uma cor deslumbrante da qual não vai conseguir desviar o olhar. O melhor deste tipo de cabeceira é que pode escolher a sua cor favorita e que melhor se enquadra no tipo de decoração que pretende. As cabeceiras da Mindol são produzidas apenas por encomenda, o que significa que a sua será única.

 

Decoração de quarto cabeceira estofada

 

2. Sommier

O sommier rebatível ou fixo, que também pode ser estofado ou de madeira, deve ser uma escolha consciente, pois apesar de não ter grande destaque a nível de decoração pode ter ao nível de espaço (se escolher um rebatível pode guardar roupa, têxteis do lar, ou outras coisas, otimizando o espaço).

 

Decoração de quarto sommier

 

Os sommiers e cabeceiras da Mindol podem ser customizados de entre uma gama com mais de 150 opções de tecidos.

 

Elementos de decoração como quadros, mantas, tapetes e outras pequenas peças de decoração acrescentam ao espaço personalidade, que deve refletir os seus gostos pois para ter um bom descanso o quarto deve ser acolhedor.

 

4. Cor- Melhores cores para usar no quarto:

Sabemos que as cores têm uma grande influencia no nosso subconsciente e que cada uma tem um significado diferente, por isso escolha a cor do quarto de acordo com o sentimento que quer sentir.

 

Primeiramente, as cores neutras, claras e calmas são as melhores para servir de base.

 

Decoração de quarto cores neutras

 

 

Em segundo lugar temos o azul celeste. Afinal esta cor transmite tranquilidade, serenidade, segurança e simplicidade que promove o descanso. Além disso, o azul é uma cor que combina muito bem com branco e bege (das cores mais escolhidas para decorar o quarto).

 

Decoração de quarto azul

 

 

Os tons verdes favorecem o relaxamento e transmitem calma, frescura e serenidade, sendo assim uma ótima escolha para pintar o quarto.

 

Decoração de quarto verde

 

 

Por último, os tons quentes como amarelo, laranja e terracota são cores vibrantes que trazem aconchego ao quarto.

 

Decoração de quarto amarelo

 

 

 

Agora vamos dar-lhe algumas dicas para decorar diferentes tipos de quarto.

 

Como decorar um quarto de casal:

Ao partilhar o quarto deverá ter em atenção aos gostos das duas pessoas, isto para que ninguém se sinta deslocado ou desconfortável no local onde vai repousar.

Outro fator em ter em conta é a funcionalidade e o espaço, ambos têm que conseguir ter as suas coisas por perto e movimentar-se facilmente.

 

 

Como decorar um quarto infantil:

A decoração do quarto infantil deve ser bem pensada, pois muitas vezes o quarto de criança é o local onde dorme e onde brinca ou estuda. Por isso mesmo, ao decorar o quarto de criança defina áreas para cada atividade mantendo os brinquedos mais longe da cama e uma mesa ou secretária onde possa desenhar ou trazer os trabalhos da escola.
De forma a não existirem distrações na hora de dormir, os brinquedos devem ter um espaço onde fiquem arrumados.

 

Decoração de quarto infantil

 

 

Como decorar um quarto de solteiro?

Decorar um quarto de solteiro é sempre mais fácil, pois só precisará de agradar uma pessoa.

Já vimos anteriormente que é necessário que a decoração do quarto vá de encontro à personalidade de quem dorme nele. Caso seja um quarto pequeno opte por uma cama de solteiro e poucos elementos, caso seja um quarto mais espaçoso escolha uma cama de casal.  Afixe quadros na parede de forma a torná-lo mais aconchegante.

 

 

 

Em todos os tipos de quarto e estilos de decoração, o mais importante a ter em conta é que quem dorme nele se sinta seguro, calmo e tranquilo. Pois estes são fatores preponderantes, juntamente com outros como o exercício físico e a alimentação para aumentar a qualidade do sono.

 

 

Autor: Inês Estrela

 

Também pode gostar: 

Não perca: Tendências de decoração de quarto em 2022