Cor do Ano 2022: Very Peri, a cor da transformação e evolução

Cor do Ano 2022 Pantone Very Peri

Cor do ano Pantone Very Peri combina a

“tranquilidade constante do azul com uma infusão energética de vermelho”

 

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por PANTONE (@pantone)

 

Há mais de 20 anos que a Pantone tem vindo a ditar as tendências de cores para cada ano. Semelhantemente ao que aconteceu nos outros anos, para 2022, a Pantone escolheu uma nova cor, Very Peri 17-3938 que representa o futuro, a mudança e a modernidade. Vamos ver neste artigo como é escolhida, em que se baseiam os especialistas para fazer a seleção, seguido de formas de usar Very Peri e combinações de cores.

 

Como é feita a escolha da cor do ano pela Pantone?

A fim de selecionar a cor que ditará as tendências do ano, é feita uma pesquisa rigorosa em volta das cores mais usadas nas diferentes indústrias como moda, tecnologia, design, interiores, arte, destinos turísticos, etc. Assim sendo, os especialistas analisam as várias áreas de interesse, que têm grande impacto no mundo e selecionam uma cor que se enquadre.

 

Porque é que foi criado o tom Very Peri?

Pela primeira, a Pantone criou um tom totalmente novo em vez de selecionar um da sua palete de cores. Isto aconteceu porque: “A criação de uma nova cor pela primeira vez na história do nosso programa de cores ‘Pantone Color of the Year’ reflete a inovação e transformação global que está a ocorrer”, disse Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute. Desta forma Very Peri simboliza os tempos de transformação que estamos a passar. Criada para estimular a criatividade e a transformação de forma a abrir novos caminhos e possibilidades.

 

“Very Peri traz uma atitude alegre e positiva e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade sem precedentes e a expressão imaginativa”, contou Laurie Pressman.

 

Inegavelmente, PANTONE 17-3938 Very Peri coloca o futuro à frente sob uma nova luz, é uma combinação ousada de azul, que transmite tranquilidade, e vermelho, uma cor vibrante e energética.

 

Seja nos pequenos detalhes ou com imponência, várias são as formas de usar Very Peri na decoração.

 

Cor do Ano 2022 Pantone Very Pery quarto

 

5 Ideias para usar a cor Very Peri no quarto:

 

Very Peri é uma cor dinâmica, versátil e com muitas possibilidades para a decoração do quarto. Certamente dará à decoração do quarto um lado mais lúdico e informal.
De acordo com a psicologia da cor, os tons roxos estão associados à delicadeza, elegância, relaxamento e imaginação. Por isso esta é uma das cores ideais para usar no seu quarto, pois irá promover o relaxamento para um sono mais tranquilo.

 

Têxteis de quarto
Os têxteis como mantas, tapetes e cortinados são peças fundamentais no quarto, muitas vezes usados com o intuito de tornar o quarto mais aconchegante.

 

Cor do Ano 2022 Pantone Very Pery decoração quarto

 

Cadeirão
Esta cor é tão elegante que facilmente ficará bem num cadeirão de quarto sem perder o estilo e irá reforçar a elegância do espaço.

 

Cabeceira
A cabeceira é uma das peças principais do quarto, por isso, se pretende que a sua cama seja destacada pela cabeceira, opte por um uma cabeceira estofada na cor very peri para um quarto reconfortante.

 

Acessórios de decoração
Se gosta desta cor, mas está com medo que fique demasiado destacada, pode usá-la em pequenos acessórios como velas, vasos, candeeiros, quadros e almofadas.

 

Paredes
Pode usar esta cor nas paredes, mas tenha especial atenção às cores com que vai combinar, por isso mesmo deixamos neste artigo as paletes criadas pela Pantone para inspiração.

 

 

Paletes de cores a combinar com Very Peri

A fim de ajudar a incorporar a cor Very Peri nas decorações, a Pantone criou diferentes paletes de cor:

 

Balancing Act

Cor do ano 2022 pantone balancing act

 

 

Wellspring

Cor do ano 2022 pantone wellspring

 

 

The Star Of The Show

Cor do ano 2022 pantone star of the show

 

 

Amusements

Cor do ano 2022 pantone amusements

 

 

Com estas paletes vai comprovar a versatilidade do pantone Very Peri 17-3938 e conseguir criar diferentes ambientes, com diferentes energias.

 

Autor: Inês Estrela

 

 

Também pode gostar: 

Decoração de quarto: dicas e ideias

Não perca: Tendências de decoração de quarto em 2022