Por que dormimos? A tarefa inerente a todos os seres vivos

Porque dormimos

Dormir é essencial, imperativo e um dos pilares para uma vida boa e longa. No entanto, tem sido uma ação menosprezada e colocada em segundo plano para dar espaço a outras tarefas. Pois dormir tem vindo a ser cada vez mais considerado uma “perda de tempo”, como tantas vezes ouvimos. Mas será mesmo? Vamos ver de seguida porque dormimos e as fases do sono.

 

Por que dormimos?

Durante o dia gastamos energia, aprendemos coisas novas, estamos em contacto com pessoas e é durante o sono que repomos as energias do corpo e do cérebro. Desta forma consolidamos todas as aprendizagens, organizamos e limpamos a memória. Assim sendo, dormir bem é essencial para estar revigorado e alerta ao começar um novo dia, com a capacidade cognitiva e mental a 100%.

 

A ciência por trás do sono

Por trás da vontade de dormir está um “relógio biológico” que regula o nosso ciclo do sono, que nos indica quando devemos ou não dormir. Ou seja, este ciclo opera num ciclo de 24h que é conhecido como ritmo circadiano. Este ciclo é muitas vezes influenciado pela luz, compostos e hormonas produzidas pelo corpo, com o fim de indicarem a hora de dormir e acordar.

 

Temos tendência para achar que não acontece nada durante sono, mas não é bem assim. Durante o sono ocorrem processos fisiológicos de desintoxicação, restauração e preservação.

Vamos ver de seguida as fases do sono e o que acontece em cada uma para percebermos melhor porque dormimos.

 

Etapas do sono

Depois de adormecermos passamos por um ciclo de sono que está dividido em 4 fases. Desta forma, ainda podemos agrupar estas fases em 2 fases, a fase NREM (movimentos dos olhos ou oculares não rápidos), corpo relaxado e alta atividade cerebral e a fase REM (movimento rápido dos olhos ou oculares), corpo paralisado e baixa atividade cerebral.

 

Fase 1

Uma fase de sono leve, marcada como a transição do estado de vigília para o estado de sono. Primeiramente o sono é leve, pelo que facilmente pode levar ao despertar, os músculos começam a relaxar, as frequências cardíacas e respiratórias começam a diminui. Os movimentos oculares e ondas cerebrais ainda estão ativos, mas começam a reduzir. Esta fase demora apenas alguns minutos.

 

Fase 2

Nesta fase, o sono começa a ficar profundo, mantêm-se as características da fase 1, relaxamento dos músculos, frequências cardíacas e respiratórias baixas. Nesta fase, a temperatura começa a baixar, os movimentos oculares cessam e as ondas cerebrais tornam-se lentas. Esta tem tendência a ser a fase mais longa do ciclo de sono.

 

Fase 3

Na fase 3 é quando o corpo atinge as frequências e temperatura mais baixas e o sono é mais profundo. Os músculos também se encontram totalmente relaxados. Esta fase é imprescindível para acordar com a sensação de rejuvenescimento.

 

De entre as muitas funções e benefícios do sono profundo estão:

 

FASE REM

Esta fase é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, para a frente e trás com máxima rapidez. A frequência cardíaca e pressão arterial começam a aumentar ao mesmo tempo que os membros superiores e inferiores ficam paralisados. O cérebro está quase tão ativo como durante o dia, por isso é nesta fase que ocorrem os sonhos. Alguns estudos apontam para que nesta fase ocorre a consolidação da memória e organização dos aprendizados do dia.

 

 

Por fim, o ciclo do sono repete-se entre 4 e 7 vezes ciclicamente ao longo da noite, até ocorrer o despertar. Ao longo do sono o sono profundo fica mais curto e as fases REM ficam mais longas.  O período de cada ciclo depende de cada pessoa, podendo durar entre 90 e 120 minutos.

 

Já percebeu porque dormimos e porque é tão importante ter um sono de qualidade? Sempre que prejudicar o seu sono, está a prejudicar a sua vida.

 

Autor: Inês Costa

 

Também pode gostar:

Dormir bem para uma vida mais saudável

 

 

 

 

Fonte: https://www.sleepfoundation.org/how-sleep-works/why-do-we-need-sleep