Insónias? 3 Ingredientes para um sono profundo

Dicas para contornar as insónias e ter um sono melhor

 

As insónias estão entre as queixas clínicas mais comuns, com sintomas em adultos superior a 30%, enquanto estudos mais rigorosos colocam a prevalência de insónia crónica na faixa de 5 a 10%.

Embora muitos pacientes com insónia usem terapias com prescrição de medicamentos para a insónia, os benefícios para a saúde permanecem incertos e os riscos adversos continuam a ser uma preocupação.

Medicamentos e técnicas complementares têm uma longa história de uso para o tratamento de distúrbios do sono. No século 2 dC, por exemplo, o antigo proeminente médico grego Galeno (Claudius Galenus) prescreveu valeriana para insónia, uma planta medicinal com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes.

 

Com isto, descrevemos aqui 3 alternativas aos tratamentos convencionais para tratamento e prevenção da insónia.

 

#1: Meditação Mindfulness

 

A meditação da atenção plena ou Mindfulness consiste em utilizar uma técnica de respiração lenta e constante enquanto se está sentado em silêncio. Observando a respiração, corpo, pensamentos, sentimentos e sensações à medida que eles sobem e passam.
Esta técnica de meditação tem inúmeros benefícios para a saúde juntamente com um estilo de vida saudável, promove um bom sono. Além disso, reduz o stress, melhora a concentração e aumenta a imunidade.
Um estudo de 2011 demonstrou que a meditação melhorou significativamente a insónia e os padrões gerais de sono, através da avaliação do sono dos participantes de sessões de meditação.

 

#2: Magnésio

 

O magnésio é um mineral natural. Pode ajudar os músculos a relaxar e aliviar o stress.
Acredita-se que isso incentive padrões de sono saudáveis.
Os participantes de um estudo em 2012 consumiram 500 miligramas (mg) de magnésio diariamente por 2 meses. Durante esse período, os investigadores descobriram que os participantes sentiram menos sintomas de insónia e melhoraram os seus padrões de sono.
Os homens podem tomar até 400 mg por dia e as mulheres podem tomar até 300 mg por dia. É possível optar por dividir as doses entre a manhã e a noite ou tomar uma dose antes de dormir.
Uma opção é adicionar 1 chávena de flocos de magnésio ao banho noturno, permitindo que o magnésio seja absorvido pela pele.

 

#3: Óleo de lavanda

 

A lavanda é usada para melhorar o humor, reduzir a dor e promover o sono. Tomá-lo por via oral poderá ser mais eficaz.
Os resultados de um estudo de 2014 mostraram que o óleo de lavanda foi benéfico para melhorar os padrões de sono. Os participantes também mostraram níveis mais baixos de ansiedade, o que aparentemente permitiria um sono melhor.

É possível tomar 20 a 80 mg de lavanda por via oral todos os dias. Ou então, adicionar óleo essencial de lavanda a um difusor ou borrifá-lo na almofada. O chá de lavanda também é uma opção.

 

#Extra

 

Por fim saiba que, bons produtos de descanso, tais como estrados, colchões, lençóis e edredons, são influenciadores da qualidade de sono e podem ajudar com problemas de insónia no aumento do seu conforto para que possa adormecer melhor. Uma boa escolha é fundamental.

 

 

Se os seus sintomas persistirem por mais de algumas semanas ou piorarem, consulte o seu médico.

 

Mindol, um novo conceito de descanso.