Cuidados a ter com o seu colchão

Por vezes existem dúvidas na hora de selecionar o melhor colchão, e é natural que existam questões sobre as medidas de precaução a ter para evitar danos no seu colchão. Os cuidados a ter com o seu colchão podem ser relativamente simples.

 

Deve seguir algumas recomendações básicas de cuidados a ter com o seu colchão, tais como limpá-lo regularmente e utilizar uma boa base de apoio, podem ajudá-lo a dormir melhor. A manutenção regular do colchão pode também ajudar o seu colchão a durar mais tempo, protegendo-o contra o desgaste diário.

 

Iremos descrever algumas formas necessárias para cuidar melhor do seu colchão e como saber quando é finalmente a altura de o substituir.

 

Manutenção de rotina do colchão

 

Pensar numa manutenção adequada, ajuda-o a conservar o seu colchão. Cuidar de um colchão inclui saber quando deve rodar ou virar, garantir que o seu colchão tem o apoio adequado, e limpar consistentemente para remover alergénios e outros contaminantes. A mudança frequente dos lençóis e a utilização de um protetor de colchão também pode ajudar a manter a superfície limpa e sem danos.

 

Rodar o seu colchão

 

É normal que um colchão comece a ficar flácido ou desenvolva formas permanentes em certas zonas. Para quebrar uniformemente a tendência e evitar que uma parte fique com o formato do seu corpo, recomendamos que o colchão seja rodado regularmente da cabeça aos pés.

 

Os colchões de espuma, látex, e os mais recentes devem ser rodados a cada 6 a 12 meses, enquanto que um colchão mais antigo deve ser rodado a cada 2 a 6 meses. Alguns colchões não devem ser rodados. Por exemplo, a rotação de um colchão de uma única face pode fazer com que o colchão seja menos confortável e de mau apoio.

 

No entanto, existem sempre exceções a esta regra. Não se esqueça de verificar as recomendações e os manuais do seu colchão sobre rotação e viragem.

 

Mudança da roupa de cama

 

Lavar os seus lençóis e roupa de cama é importante por razões higiénicas, e pode também ajudar a proteger o seu colchão de danos prematuros.
Lençóis, cobertores e fronhas acumulam naturalmente suor, óleos corporais e outras sujidades, que podem gradualmente infiltrar-se no seu colchão se a roupa de cama não for mudada regularmente. A roupa de cama também atrai ácaros e outros alergénicos, que podem perturbar o sono de indivíduos com alergias.

 

Em geral, deve lavar os seus lençóis e fronhas pelo menos uma vez por semana, ou com mais frequência se os seus animais de estimação dormirem consigo. Caso viva em climas mais quentes ou se tem alergias sazonais pode também precisar de lavar a roupa de cama com mais frequência durante certas alturas do ano.

 

Os artigos têxteis que não entram em contacto próximo com a pessoa podem ser lavados com menos frequência. Deve lavar capas de edredão uma ou duas vezes por mês, edredões e cobertores a cada 2 a 3 meses, e almofadas a cada 4 a 6 meses, dependendo do tipo de almofada. Verifique as recomendações do fabricante sobre como lavar os seus artigos de cama.

 

Utilização de um protetor de colchão

Os lençóis protetores B-Sensible, protetor de almofada e o colchão, atuam como uma segunda pele e mantêm todo o seu conforto, cuidando de si e do seu colchão.

 

A B-Sensible tem como características: transpirável, natural, hipoalergénico, suave, adaptável, apto para máquina de lavar e secar, efeito cosmético, anti-odores, eco-friendly.

 

Os lençóis protetores B-Sensible funcionam como uma barreira à proliferação de ácaros, graças a sua capacidade antibacteriana. Estes são impermeáveis, concebidos para evitar que os derrames e fluídos corporais se penetrem no colchão.

 

Usando o suporte adequado

 

Os colchões precisam sempre de uma base sólida para evitar a distribuição desigual de peso, o que pode levar a problemas de coluna e potencialmente danificar o colchão. É importante certificar-se de que o sistema de suporte que usa é capaz de suportar não apenas o peso do colchão, mas também todos os utilizadores.

 

Existem certos tipos de bases que podem ser usadas com o determinado colchão ou não, deve pois, consultar as indicações do colchão. Por exemplo, colchões mais pesados ou maiores podem exigir uma estrutura de cama com pernas extras no centro, enquanto colchões de espuma podem exigir ripas espaçadas juntas. A não utilização de suporte adequado irá danificar o seu colchão.

 

Quando trocar o colchão

 

Por fim, mesmo se cuidar muito bem do colchão, eventualmente precisará ser substituído. Em média, um colchão dura entre 7 e 10 anos antes de perder as suas capacidades de suporte e alívio de pressão.

 

Os colchões de látex tendem a ter uma vida útil mais longa, com duração média de 7,5 a 8,5 anos. Os colchões de molas duram normalmente entre 5 e 6 anos, os colchões de espuma duram entre 6 e 7 anos e os colchões híbridos duram de 6,5 a 7,5 anos.

 

No entanto, esses números podem variar significativamente dependendo da qualidade e design do material, da posição e do tipo de pessoa e da rotina de cuidados a ter com o seu colchão.

 

Mindol, um novo conceito de descanso.