Alimentos que alteram o sono

Com a entrada na época das festas de Natal e Fim de ano, são comuns alguns excessos à mesa. Neste artigo destacamos alguns exemplos de alimentos mais tradicionais e típicos de natal que alteram o sono para que seja possível perceber os seus efeitos no sono nesta época de festa e alegria. Mas que também pode ser aproveitada para umas férias de descanso e carregamento de baterias para uma entrada de ano novo, em grande.

 

Destacamos os dois principais e os maiores perturbadores de um sono tranquilo e refrescante:

 

Álcool

 

O álcool poderá ser enganador na hora de adormecer, mas na verdade tem um impacto negativo no sono REM, o que faz com que acorde depois de algumas horas de sono e tenha dificuldade em adormecer.

 

Cafeína

 

Sem grandes surpresas. Por isso, recorde-se de que a cafeína tem influência nos ritmos circadianos da melatonina quando consumida antes de se ir deitar.

 

Eis outros alimentos que podem afetar o seu sono nesta quadra natalícia:

 

Queijo

 

Rico em tiramina, algo que leva à produção de noradrenalina. Tudo isto acaba por ser um estimulante para o cérebro, ajudando para que se fique em estado ativo durante mais tempo.

 

Doces

 

Será de evitar comer doces antes de ir para a cama. Os níveis de açúcar presentes no sangue vão aumentar nessa altura e diminuir durante o sono. Isto leva a que as suprarrenais passem uma mensagem de emergência para o corpo, levando as que os níveis de cortisol aumentem e despertem o corpo.

 

Carne vermelha

 

A carne vermelha é rica em gordura, e isso pode dificultar e atrasar a digestão. O tempo de esvaziamento gástrico é mais lento, e para digerir este tipo de alimento, o organismo aumenta a produção do suco digestivo e consequentemente gasta mais energia para digerir. Com isso, não consegue deixar o corpo descansar como normalmente.

 

Por outro lado e em dicas extra, existem alimentos que podem auxiliar e ajudar para um sono mais tranquilo:

 

Peixe

 

Também é uma boa fonte de triptofano, a juntar aos outros benefícios que advêm de ingestão regular de peixe. A sardinha, o salmão e o bacalhau são bons exemplos de peixes ricos em triptofano.

 

Frutos secos

 

Por serem ricos em triptofano, magnésio e gorduras ómega-3 e ómega-6, os frutos secos (nozes, amêndoas, pistácios) são uma boa opção para um snack se tiver fome antes de se deitar. Mas atenção à quantidade que ingere, os frutos secos são bastante calóricos.

 

Descubra as soluções Mindol e durma melhor.