6 Causas para o aparecimento de olheiras

6 Causas para o aparecimento de olheiras

Há diversas razões que explicam porque temos olheiras, desde um estilo de vida pouco saudável ao uso excessivo de ecrãs. Primeiramente, vamos explicar o que são olheiras e posteriormente vamos explicar as 6 causas para o aparecimento das olheiras.

 

O que são olheiras?

As olheiras são o resultado de um processo em que o corpo não consegue reter a hidratação e oxigénio, por algum motivo específico, o que resulta em vasos sanguíneos escurecidos.

A pele onde se forma as olheiras é muito fina e tem muitos vasos sanguíneos, por isso, é normal que quando estes vasos sanguíneos escurecem se notem com facilidade.

Agora que já sabe o que são olheiras, está na hora de descobrir quais os motivos que podem estar a originar as suas olheiras.

 

6 Causas para o aparecimento de olheiras

É importante frisar que a causa das olheiras varia de pessoa para pessoa e há diversas razões para o seu aparecimento.  Primeiramente, deve identificar a causa e posteriormente soluciona-la.

 

Estilo de vida

Um estilo de vida pouco saudável, com poucas horas de descanso e stress acumulado, diminuem o oxigénio no sangue, o que pode causar o aparecimento de olheiras.

Por isso, tente dormir o número de horas recomendadas, não beber demasiado vinho nem fumar.

 

Dieta

A sua deita alimentar pode ser o problema que provoca as suas olheiras. Uma alimentação pouco cuidada e saudável pode levar a um défice de vitaminais e minerais, o que consequentemente, leva ao aparecimento de olheiras.

Para atenuar as suas olheiras, deve ingerir alimentos ricos em vitaminas K, como por exemplo, amoras, couve-flor, tomates; e vitaminas E, como por exemplo, amêndoas, amendoins e sementes de girassol.

 

 

Exposição prolongada a ecrãs

A exposição prolongada a ecrãs de televisão, telemóvel e computador pode ter efeitos muito nefastos para a sua visão, nomeadamente dilatar os vasos sanguíneos à volta do olho, o que em alguns casos, provoca olheiras.

 

Stress acumulado

Fatores como stress no trabalho ou na vida pessoal, ou ansiedade podem causar olheiras.

 

Cansaço

O cansaço acumulado, talvez seja o motivo mais frequente para o surgimento de olheiras.

A falta de sono pode tornar a pele pálida e baça, o que faz com que os vasos sanguíneos e os tecidos escuros fiquem visíveis. A privação de sono pode também fazer com que haja retenção de líquidos na zona debaixo dos olhos, dando-lhes uma aparência inchada.

É durante o sono, que o organismo reabastece as fibras de colagénio, um proteína essencial para garantir a elasticidade da pele. Neste sentido, dormir bem, ajuda a minimizar a flacidez da pele, a contrariar os efeitos de envelhecimento da pele, como por exemplo, o aparecimento de linhas de expressão, rugas e olheiras.

 

Problemas de saúde

Os problemas de saúde, como tais: problemas na tiroide, eczema na cara, asma, anemia e alergias, prejudicam o aparecimento das olheiras.

 

A anemia resulta na diminuição do número de glóbulos vermelhos, que deixam de ser capazes de distribuir oxigénio ao organismo de forma eficiente. Neste sentido, como o oxigénio é insuficiente, vai resultar em vasos sanguíneos mais escuros, o que conduz ao aparecimento de olheiras.

 

 

As doenças na tiroide podem causar retenção de líquidos, o que causa, inchaço no corpo. Este inchaço também se nota na zona dos olhos, que pode provocar olheiras.

 

 

O eczema é uma doença que pode causar irritação, comichão e inflamação ao redor dos olhos, tornando a pele avermelhada, fazendo com que as olheiras fiquem mais pronunciadas.

 

O que significa a cor das suas olheiras:

As olheiras não são todas iguais, desta forma, há olheiras mais acastanhadas e outras mais azuladas. Uma curiosidade interessante é que a cor das suas olheiras está relacionada com a causa das olheiras.

As olheiras acastanhadas estão relacionadas com a superprodução de melanina, ou seja, estão relacionadas com a sua genética e com a sua exposição ao sol.

As olheiras azuladas estão relacionadas com os seus vasos sanguíneos dilatados, em caso, de cansaço, falta de sono e com a acumulação de líquidos.

Agora que já sabe tudo sobre porque temos olheiras pode tentar melhorar a sua alimentação, ter mais atenção ao estilo de vida que adota e descansar mais, estas são algumas das estratégias que pode usar para evitar o aparecimento de olheiras.