5 exercícios simples para parar de ressonar

Conheça 5 exercícios para fortalecer os músculos e parar de ressonar

 

Parar de ressonar pode ser um tema de assunto difícil e uma fonte de mau estar entre colegas de quarto, cônjuges e parceiros de cama. Por vezes a solução obriga a dormir em quartos separados.

No entanto, existem outras maneiras de reduzir o ressonar para que seja possível ter uma noite de sono descansada. Alguns exercícios de boca e garganta facilitam a passagem de ar, reduzindo o ressonar eficazmente e melhorando a qualidade do sono. Podem assim ajudar a tornar o ronco menos barulhento e menos frequente. Assim como qualquer tipo de terapia ou regime de exercícios, estes devem ser feitos regularmente para serem eficazes.

 

O porquê de ressonar e a sua ligação à apneia do sono?

 

Enquanto dormimos, a área atrás da língua fica mais estreita. O tecido relaxa e fica mais mole. À medida que se inspira e expira, o ar é forçado através da área da garganta e o tecido solto vibra. O ressonar ocorre quando o fluxo de ar faz com que esse tecido vibre. A apneia obstrutiva do sono é o resultado quando esses músculos relaxam o suficiente para fechar as vias respiratórias. O ressonar e a apneia obstrutiva do sono podem causar padrões de sono perturbadores e baixo oxigênio enquanto se dorme.

 

Como é que os exercícios bucais ajudam a parar de ressonar?

 

Como ressonar e a apneia do sono são causados ​​por músculos pouco exercitados das vias respiratórias e do mau posicionamento da língua, os exercícios de garganta e boca ajudam a tonificar a língua e os músculos das vias respiratórias. Desta forma, ajudam também a promover a respiração pelo nariz. Tal como, por exemplo o exercício físico de levantamento de peso, torna os braços e pernas mais fortes. Quando os músculos são tonificados, é possível sentir menos o ressonar e menos episódios de apneia do sono.

 

Com que frequência devo fazer os exercícios?

 

Para a maioria das pessoas, é recomendado fazer pelo menos 10 minutos todos os dias durante três meses. Pode levar algum tempo até tonificar os músculos e ver resultados tangíveis. Assim como outros tipos de exercícios. Paciência é necessária, uma vez que não é provável que ajam resultados imediatos.

 

5 exercícios super simples para ajudar a parar de ressonar e dormir melhor

 

1 – Coloque a ponta da língua logo atrás dos dentes superiores da frente. Deslize-a para trás e depois de volta a frente em direção aos dentes. Faça isso por três minutos.

 

2 – Use a língua para fazer um clique alto pressionando com a língua contra o céu da boca. Continue por 15 segundos. Descanse e repita o ciclo 10 vezes.

 

3 – Mantenha a boca aberta e contraia os músculos do fundo da garganta. Faça isso por 30 segundos. Pode usar um espelho enquanto faz este exercício para ver a úvula a mover para cima e para baixo.

 

4 – Com a boca aberta, mova a mandíbula para a direita e mantenha por 30 segundos. Repita no lado esquerdo.

 

5 – Tente cantar. Sim! Cantar aumenta o controle muscular no palato mole e na garganta. Isso pode ajudar a reduzir o ressonar quando é causado por músculos pouco exercitados.

 

Estes exercícios simples para parar de ressonar são apenas uma sugestão. Caso tenha um forte e constante ressonar pode realmente ter um distúrbio de sono, conhecido como apneia do sono, que pode ser uma condição com risco para a sua saúde e sono. Pois contribui para outros problemas muito graves. Se os sintomas de ressonar persistirem, consulte o seu médico.

 

Mindol, um novo conceito de descanso.