5 Dicas Para Adormecer Rápido e Saudável

Dormir é uma atividade inevitável e fundamental para o corpo humano, não se consegue viver sem dormir. No entanto, existem muitos adultos insatisfeitos com a sua qualidade do sono, sendo que é cada vez é mais comum existir uma grande dificuldade para adormecer. Em outras palavras, para contornar estas dificuldades e para adormecer rápido e saudável, exploramos algumas dicas.

 

1. Enumerar coisas

 

O truque pode parecer simples, mas é revolucionário, divulgado por uma estudante de psicologia, o truque consiste em enumerar coisas na nossa cabeça. Assegurando que não estão diretamente relacionadas por exemplo, Batatas, Tarzan, violino…quanto mais aleatórias, melhor. Poderá associar este exercício a um derivado do clássico método das ovelhas, mas associar conceitos aleatórios, em vez da racional contagem de números, fará com que as probabilidades de adormecer sejam mais fortes.

 

2. Tente o método militar

 

Se por vezes é difícil adormecer rápido numa cama confortável. No entanto, imagine quando se está em alguns dos locais mais hostis do mundo. Mesmo assim, para os soldados ao redor do mundo, essa é exatamente a realidade que enfrentam. Acontece que o segredo para adormecer rápido pode estar no “método militar”, uma série de protocolos feitos para ajudar a adormecer mais rápido. Pode levar algum tempo para aprender, mas se este método funciona com as tropas em combate, não há razão para que não funcione em casa. Aqui está como fazer:

 

 

3. Use o método 4-7-8

 

Outro método popular para melhorar a qualidade do seu sono é o método 4-7-8. Se nunca ouviu falar disso, não se preocupe; aqui está o passo-a-passo:

 

 

A prática de uma rotina de respiração serve para ajudar a entrar num estado profundo de relaxamento. Para começar, tente repetir os passos acima descritos quatro vezes, lentamente aumentando para um máximo de oito ciclos assim que estiver confortável.

 

4. Hora certa para acordar… e deitar

 

Provavelmente, acorda todas as manhãs à mesma hora, seja por causa do trabalho ou porque tem de despachar os filhos para a escola. Da mesma forma, não será muito difícil criar o hábito de ter também uma hora fixa para se deitar todos os dias, incluindo fins de semana! O nosso corpo precisa de uma rotina. Por isso a dica será criar hábitos para que o nosso corpo liberte automáticamente dados sensoriais que o façam adormecer rápido sempre naquele período de tempo.

 

5. Exame do Corpo

 

Seguindo esta ordem, dirija a atenção para:

 

 

Relaxar e respirar naturalmente. Virar-se para o lado direito e descansar por alguns minutos.

 

Se estas dicas não forem suficientes, procure adotar outros hábitos saudáveis como praticar exercícios de respiração. Além disso, evitar o uso do telemóvel antes de dormir, não ingerir café ou bebidas alcoolicas horas antes de dormir. Estes são alguns dos conselhos recorrentes dos especialistas em sono.

 

As pessoas estão a dormir pior do que antes, e o aparecimento dos cada vez mais recorrentes problemas do foro mental, como a ansiedade ou a depressão, veio abalar diferentes vertentes da vida do ser humano. Em conclusão, dormir é um bem essencial.

 

Mindol, um novo conceito de descanso.