Saiba como decorar um quarto grande

Um quarto grande, pode ser um desafio na decoração e mesmo para escolher os melhores elementos para o preencher. Neste artigo iremos descrever algumas dicas e exemplos de decoração para estes espaços amplos de descanso.

 

Distribuição do quarto

 

Quartos grandes podem tirar partido da possibilidade na criação de diferentes áreas, tal como aconteceria numa suite de hotel. Ao contrário de um quarto pequeno que fica, frequentemente, bem com uma cama centrada numa parede e uma cómoda comprida e estreita na parede adjacente. Com um espaço maior existem enumeras possibilidades na distribuição e ocupação. Um exemplo é a criação e divisão da zona de descanso com a zona de lazer ou mesmo trabalho/estudo.

 

A cama

 

A cama é o elemento principal na decoração dos quartos de casal. Deve ser uma cama grande e que proporcione conforto para garantir a qualidade do sono. Os tons claros favorecem o espaço no geral, conferindo tranquilidade e serenidade a esta divisão. Pode acrescentar almofadas que tragam alguma cor à cama, mas que podem ser retiradas se estiver um pouco cansada delas.

 

Cabeceira de cama

 

Sim claro, num espaço maior uma cabeceira de cama por si só pode transformar um quarto, uma vez que, por norma, o seu tamanho chama a atenção. Uma cabeceira de cama acolchoada é uma boa opção sobretudo para quem quer um quarto confortável com um toque de luxo. É possível ainda encontrar uma cabeceira que utilize veludo para um toque adicional.

 

As paredes

 

Nas paredes de um quarto grande, devem predominar as cores claras ou em tons pastel que ajudam a criar uma atmosfera mais tranquila. Pode ainda usar uma cor diferente numa das paredes para dar ainda mais uma sensação de profundidade ao quarto. Outra opção será ainda dar destaque à cabeceira da cama com uma cor diferente, por exemplo. O papel de parede também é uma solução muito sofisticada, e com várias opções de cores e padrões.

 

Arrumação e armazenamento

 

Aqui existe a possibilidade em ter armários grandes como mesas de cabeceiras e cómodas que oferecem uma solução de armazenamento melhor e permitem incrementar a decoração do quarto. Assim, poderá aproveitar esse espaço para arrumar, por exemplo, os edredões, cobertores, almofadas extra, ou mesmo a roupa de outra estação.

 

Um closet

 

O espaço necessário para o guarda-roupa é uma das maiores questões quando se trata da disposição de qualquer quarto. Com um quarto grande é montar um closet simples atrás da cama. Movendo a cama para a frente é possível criar um espaço partido atrás dela para instalar uma área de guarda-roupa. Uma cabeceira ligeiramente superior ao habitual funcionará como uma barreira visual entre a cama e o closet.

 

Espelhos

 

Os espelhos devem fazer parte da decoração de qualquer quarto, pois é um elemento muito útil para quando se estão a vestir e arranjar. Além de que ajudam a diversificar a decoração.

 

Iluminação

 

O quarto é o local dedicado ao descanso e, por isso, a iluminação é um ponto fulcral da decoração. Dê preferência à luz natural ou lâmpadas mais fracas e de luz amarelada na decoração. Assim, conseguirá obter uma atmosfera mais serena que facilite os momentos de descanso.
Uma junção de cores claras, itens decorativos, iluminação natural e suave que transmita tranquilidade são aspetos que devem estar incluídos para um espaço acolhedor e confortável.

 

Acima de tudo, não se esqueça que esta decoração deve ter em conta a funcionalidade do espaço para os seus ocupantes. Pense e estude bem o planeamento da decoração para que a mesma possa refletir os seus gostos e seja adequada ao espaço disponível.

 

Descubra as soluções Mindol e durma melhor.